Título: Governança de Dados na Transformação Digital
Autor(es): Fraga, Vanessa de Souza (Conteudista, 2022)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/536
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Curso Completo
Módulo Completo
Extensão/Indicação de Série: Módulo I: Introdução à Gestão de Dados, 33 páginas
Módulo II: A Governança de Dados na Administração Pública, 16 páginas
Módulo III: Estrutura de Apoio à Governança de Dados, 31 páginas
Módulo IV: Governança de Dados na Prática, 10 páginas
Data: 2022
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Governo e Transformação Digital
Resumo: A Governança de Dados (GD) se refere à preocupação com a melhor organização e integração dos dados e metadados das organizações, tornando-os aderentes às necessidades do negócio, legíveis e disponíveis a quem realmente precisa ter o acesso
Palavras-chave: governança de tecnologia da informação;  administração pública;  governo digital;  banco de dados
Objetivo: Nos módulos apresentados, a proposta é que o aluno aprenda os conceitos básicos da Gestão de Dados, quais são os fundamentos da Governança de Dados e reconheça suas especificidades na Administração Pública, bem como sua evolução e base normativa.
Público alvo: Agentes públicos que atuam nos órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP); público em geral.
Contexto de aprendizagem: Governança de Dados na Transformação Digital, curso oferecido na modalidade a distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual.Gov, com carga-horária de 17 horas, e está dividido em 4 módulos.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7093
Aparece nas coleções:Escola Virtual: Governo e Transformação Digital


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.