Título: Coletânea planejamento e orçamento governamental: volume 2: conflitos e soluções no orçamento federal
Autor(es): Schick, Allen
Contribuidor: Giacomoni, James (Organizador da coletânea)
Pagnussat, José Luiz (Organizador da coletânea)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=860
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Capítulo de Livro
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 11 p.
Volume: v. 2
Data: 2007
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Gestão Orçamentária. Finanças Públicas
Resumo: Esta obra trata da política e dos processos de elaboração do orçamento federal e das políticas que surgem daí. Não há discussão completa sobre orçamento sem levar em consideração esses três aspectos. Muitas atividades governamentais combinam processo e política, porém o orçamento é diferente, porque determinadas tarefas básicas precisam ser concluídas a cada ano. Independentemente de quão difíceis sejam as escolhas e quão incerto seja o cenário futuro, o presidente precisa apresentar uma proposta e o Congresso precisa autorizar as dotações. Se o presidente ou o Congresso decidirem que não é o momento de fazer mudanças na política tributária ou de abordar determinada proposta legislativa, qualquer um dos dois pode postergar as ações até que se chegue a um acordo. Porém, não podem esquivar-se da sua responsabilidade de decidir sobre o orçamento. Caso contrário, programas federais e organismos param, por ausência de financiamento, e assim, também, o trabalho do governo. Ainda assim, mesmo quando ocorrem paralisações – mais recentemente em 1995-1996 –, no final das contas, chega-se a um acordo entre o presidente e o Congresso
Palavras-chave: Orçamento federal;  Administração Pública;  Planejamento
Observações/Notas: Coletânea Planejamento e Orçamento - Volume 2 SUMÁRIO Prefácio 7 Introdução James Giacomoni 9 Capítulo I – Teoria do planejamento público 31 A ausência de uma teoria orçamentária 33 V. O. Key Jr. Em direção a uma teoria orçamentária 43 Verne B. Lewis Planejamento e elaboração orçamentária em países pobres 71 Naomi Caiden e Aaron Wildavsky Conflitos e soluções no orçamento federal 77 Allen Schick Capítulo II – Os modelos da reforma orçamentária 89 Do orçamento por programas para o orçamento de desempenho: o desafio para economias de mercado emergentes 91 Jack Diamond O orçamento por programa e realizações: aplicação do método de gestão na preparação do orçamento 127 Organização das Nações Unidas A abordagem base-zero aplicada ao orçamento governamental 137 Peter A. Pyhrr Temas e questões sobre a gestão da despesa pública 155 A. Premchand Capítulo III – O orçamento no Brasil 185 O ciclo orçamentário: uma reavaliação à luz da Constituição de 1988 187 Osvaldo Maldonado Sanches Reforma gerencial dos processos de planejamento e orçamento 219 Fabiano Garcia Core
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/707
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