Título: Reflexões para Ibero-América: avaliação de programas sociais
Autor(es): Franzese, Cibele
Anjos, Claudia
Ferraz, David
Abrucio, Fernando Luiz
Cheli, Gabriela N.
Melo, Geysa Maria Bacelar Pontes
Vaistman, Jeni
Nehmé, Júnia Laoerira Dutra
Santoni, Lauseani
Silva, Matilde Gago da
Rubio, Monica
Yanes, Pablo
Nahas, Sonia
Jannuzzi, Paulo de Martino
Sousa, Rômulo Paes
Contribuidor: Jannuzzi, Paulo de Martino (Prefácio)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=1200
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
Idioma::Espanhol:español:es
País: País::BR:Brasil
Tipo: Caderno
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 168 p.
Data: 2009
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Políticas Públicas e Sociais
Resumo: A ENAP Escola Nacional de Administração Pública, com o apoio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad) e da Caixa Econômica Federal, construiu uma série de atividades de aprendizagem direcionadas a dirigentes e técnicos que atuam nas áreas de planejamento estratégico e avaliação de programas. Esses eventos de aprendizagem permitiram uma intensa troca de experiências entre os 60 dirigentes e técnicos representantes de organismos governamentais de 16 países ibero-americanos – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A consolidação desse período de rica troca de experiências está retratada nesta publicação, que mostra o avanço na construção de um conhecimento coletivo referente a desafios contemporâneos de nossos governos nas áreas de planejamento e de avaliação de programas sociais
Palavras-chave: Programa social;  Avaliação;  Inclusão social;  Gestão pública;  Federalismo;  Saneamento básico;  Saúde pública;  Administração Pública;  Portugal;  Políticas públicas
Observações/Notas: ISBN: 978-85-256-0064-6
Sumário: Apresentação Helena Kerr do Amaral Prefácio Paulo Martino Jannuzzi Avaliação de programas e transparênciada gestão pública Jeni Vaitsman e Rômulo Paes-Sousa A combinação entre federalismo e políticas públicas no Brasil pós-1988: os resultados nas áreas de saúde, assistência social e educação Cibele Franzese e Fernando Luiz Abrucio Avaliação dos programas de saneamento básico no Brasil: dificuldades e propostas de implementação Lauseani Santoni Avaliação de políticas públicas em Portugal: o caso do programa de distribuição de riqueza e combate à exclusão Matilde Gago da Silva, Cláudia Anjos e David Ferraz Plan jefas y jefes de hogar desocupados: un estudio de caso Gabriela N. Cheli La experiencia de evaluación de programas sociales en la Ciudad de México Pablo Yanes Indicadores de avaliação como recurso à avaliação de programas do Plano Plurianual: a experiência do Estado de São Paulo Sônia Nahas de Carvalho Estruturação de sistemas de monitoramento e especificação de pesquisas de avaliação, os problemas dos programas públicos no Brasil são Paulo de Martino Jannuzzi, Maria Rosângela F. Machado Silva, Mariana Almeida de Faria Sousa e Leonardo Milhomem Resende Qué funciona? Lo que la evaluación nos dice sobre programas costo-efectivos de prevención de riesgo primario para la juventud Mónica Rubio Novo enfoque de monitoramento e avaliação dos programas do Ministério da Educação: Simec e Matriz de Avaliação Geysa Maria Bacelar Pontes Melo e Júnia Lagoeiro Dutra Nehmé
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/693
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