Title: Qualidade de vida no teletrabalho obrigatório na administração pública: preditores individuais
Authors: Oliveira, Míriam Aparecida Mesquita
metadata.dc.contributor.other: Pantoja, Maria Júlia (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 24 páginas
Issue Date: May-2021
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Inovação
Saúde
Abstract: O gerenciamento dos impactos causados pela pandemia da Covid-19 impõe diversos desafios para as organizações que precisaram se adaptar ao teletrabalho de forma emergencial e obrigatória. Nesse cenário, onde os trabalhadores foram obrigados a desenvolver suas atividades de forma remota e sem planejamento prévio, a presente pesquisa, realizada com 5.695 servidores públicos brasileiros, busca identificar os níveis de Qualidade de Vida no Teletrabalho de teletrabalhadores obrigatórios de diferentes organizações públicas, bem como verificar a influência das características individuais e funcionais sobre as dimensões desse construto. Os resultados demonstraram, em geral, a predominância de representações de bem-estar e de qualidade de vida no teletrabalho, evidenciando também, possíveis fontes de mal-estar quanto a sobrecarga decorrente do teletrabalho obrigatório. Também foi possível observar que características individuais e funcionais influenciam a percepção de suporte tecnológico e os níveis de qualidade de vida no teletrabalho. Esses resultados ratificam a necessidade de uma seleção cuidadosa dos teletrabalhadores, da definição clara e justa de metas e do direito a desconexão do trabalho.
Keywords: trabalho remoto;  qualidade de vida;  Covid-19;  pandemia
Target: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Target Audience: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
metadata.dc.educational.context: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6583
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VERSÃO PUBLICAÇÃO -TCC- MÍRIAM OLIVEIRA.pdfArquivo Principal362.13 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.