Título: Competências para governança de tecnologia da informação no Ministério da Economia
Autor(es): Motta, Rachel Oliveira Correa da
Contribuidor: Flexa, Raquel Gonçalves Coimbra (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 49 páginas
Data: Jun-2021
Detentor dos direitos autorais: Rachel Oliveira Correa da Motta
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Inovação
Resumo: A Coordenação-Geral de Estratégia e Gestão de TI possui o papel de agregar informações estratégicas de todas as unidades de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia, visando suportar a governança de TI, exercida pelo Comitê de Governança Digital. As ações de governança de TI devem não apenas contribuir para aperfeiçoar os mecanismos de priorização e harmonização das ações de inovação e governo digital, como também privilegiar resultados efetivos. Nesse sentido, o presente artigo levanta as 30 principais competências necessárias para a Gestão da Estratégia de TI – um dos processos de Governança de TI - e propõe diversas soluções de aprendizagem para o desenvolvimento da equipe. A condução do mapeamento das competências seguiu a metodologia do Ministério da Fazenda, tendo em vista sua possível utilização para mapeamento de competências no Ministério da Economia. Ao final desta pesquisa, chegou-se à conclusão de que são necessários ajustes na metodologia e na ferramenta utilizada: (1) a avaliação dos gaps deve ser realizada de acordo com as atribuições de cada membro da equipe e não por carreiras; (2) a utilização da moda para o cálculo dos gaps traz resultados mais próximos à realidade da equipe do que a utilização da média; (3) a ferramenta para o mapeamento está tecnologicamente defasada e não considera todos os insumos para o roteiro de desenvolvimento de competências; (4) o formulário de autoavaliação não deve ser a única ferramenta para mensuração dos gaps. Novos estudos devem ser realizados para avaliação da efetividade das soluções de aprendizagem para o fechamento dos gaps nessa ou em outras equipes de governança de TI.
Palavras-chave: governança;  competências;  desenvolvimento;  tecnologia da informação
Objetivo: Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados.
Público alvo: Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados.
Contexto de aprendizagem: Carga Horária - 360 horas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6578
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.