Título: A gestão pública como uma disciplina profissional orientada ao design
Autor(es): Barzelay, Michael
Contribuidor: Rio Branco, Eliane (Tradução)
Silva, João Guilherme Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da (Tradução)
Vilela, Pedro Junqueira (Tradução)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Livro
Extensão/Indicação de Série: 273 páginas
Data: 2021
Detentor dos direitos autorais: Michael Barzelay
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Como o título sugere, este livro enseja uma mudança na gestão pública, a partir do que quer que ela seja atualmente enquanto campo, para se tornar uma disciplina profissional. Sendo mais específico, o livro promove uma guinada na gestão pública, no sentido de torná-la uma disciplina profissional orientada ao design. Essa visão da gestão pública não é inédita. Alguns recomendaram uma orientação ao design na pesquisa e na prática. Outros recomendaram que a gestão pública adotasse o manto de uma profissão, em contraposição a sofrer as analogias frouxas de ser uma arte e/ou uma ciência. Mas as fontes nas quais esse livro se baseia não correspondem ao que o livro é: uma base intelectual para a gestão pública, como um esforço coletivo para desenvolver e aprender conhecimento profissional, com foco claro em fortalecer a prática profissional nas organizações públicas – em uma frase: é uma base intelectual para a gestão pública como uma disciplina profissional orientada ao design.
Palavras-chave: administração pública;  escola de governo;  design;  capacitação profissional;  ensino
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: ISBN: 978-85-256-0127-8
Evento de lançamento do livro - Português - https://www.youtube.com/watch?v=QwOG-zzoRUs
Evento de lançamento do livro - Espanhol - https://www.youtube.com/watch?v=8O_4qBARaGM
Evento de lançamento do livro - Inglês - https://www.youtube.com/watch?v=8tFWrMDMB08
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6453
Aparece nas coleções:Livros Publicados pela Enap
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barzelay_completo_web_20210705.pdfA gestão pública como uma disciplina profissional orientada ao design6.64 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.