Título: A criação e captura de valor na nova economia digital e suas relações com as políticas públicas de infraestrutura de comunicações: análise ex-post do projeto de implantação da Infraestrutura para a prestação de serviço de comunicação de Dados – PNBL
Autor(es): Neves, José Cláudio Guedes das
Contribuidor: Monteiro, Vândson Kleber da Silva (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 59 páginas
Data: Jul-2020
Detentor dos direitos autorais: José Cláudio Guedes das Neves
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Estratégia e Planejamento
Resumo: A disrupção digital tem gerado enorme quantidade de riqueza em um curto período de tempo para um pequeno número de países, companhias e pessoas. Parte significativa do Produto Interno Bruto (PIB) de países que lideram o processo de transformação digital tem migrado da economia tradicional para a economia digital, porém com grande concentração de receita e renda, principalmente entre Estados Unidos e China. Esse estudo se propõe a realizar análise ex-post da ação orçamentária 15UI - Implantação da Infraestrutura para a Prestação de Serviço de Comunicação de Dados – PNBL do programa Conecta Brasil, considerando esse novo cenário da economia digital no qual a infraestrutura de telecomunicações torna-se fundamental para suportar o acesso à Internet e, consequentemente, a produção e captura de valor através do comércio eletrônico. A avaliação executiva ex-post será utilizada como metodologia para verificar se o programa Conecta Brasil está alinhado com as recentes tendências da economia digital identificando oportunidades de melhoria em sua execução, através da verificação dos processos de desenho, gestão e implementação.
Palavras-chave: Plano Nacional de Banda Larga;  economia digital;  infraestrutura;  comunicação
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Orçamento.
Público alvo: Especialistas e interessados em Planejamento e Orçamento.
Contexto de aprendizagem: 45 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6259
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Cláudio Guedes das Neves.pdf3.06 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.