Título: Governança para implantação da gestão sustentável na Anvisa
Autor(es): Matos, Vanessa de Araújo
Contribuidor: Kohlsdorf, Nara (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 43 Páginas
Data: Jul-2020
Detentor dos direitos autorais: Vanessa de Araújo Matos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Meio Ambiente
Resumo: O estudo aborda o significado de gestão sustentável para a administração pública, com ênfase na gestão de recursos logísticos e de custeio. Faz um embasamento teórico geral, trazendo algumas metodologias e propostas de diversos autores para o significado de um desenvolvimento mais sustentável embasados em conhecimentos das áreas da economia, ecologia, administração, entre outras. Em contínuo tece considerações sobre a implantação das políticas de sustentabilidade na Administração Pública Federal, focalizando em seguida na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, onde analisa a implantação da política e do Plano de Logística Sustentável (PLS), concluindo pela necessidade de fomento à uma estrutura de governança para tratar da temática. São apresentados três estudos exploratórios com a utilização de dados transversais, que exploram desde a Anvisa em comparação com outras Agências Reguladoras até a proposta de indicadores para o projeto de digitalização de serviços. Os estudos procuram ser multidimensionais e demonstrar os impactos e relacionamentos das ações de gestão. A terceira parte analisa a Governança pública e propõe, a partir da estrutura de governança da Anvisa, uma estrutura de governança que contribua para geração de valor para a sociedade pela autarquia de maneira mais sustentável.
Palavras-chave: sustentabilidade;  governança;  vigilância sanitária;  administração pública;  implantação;  agência reguladora
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública Ambiental.
Público alvo: Interessados em Gestão Pública Ambiental.
Contexto de aprendizagem: 384 horas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.;  09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6207
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EGPA_TCC_Vanessa Matos.pdf2,1 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.