Título: Sanidade vegetal e uso de geotecnologias – etapa essencial em uma política agropecuária
Autor(es): Souza, Luiz Augusto Copati
Contribuidor: Nogueira, Jorge Madeira (orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 45 páginas
Data: Nov-2020
Detentor dos direitos autorais: Luiz Augusto Copati Souza
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Meio Ambiente
Políticas Públicas
Resumo: Pragas podem ser responsáveis por sérios prejuízos econômicos. As ações de sanidade vegetal são de responsabilidade do DSV/SDA/MAPA, sendo que são realizadas a partir de conjunto de normativos por ele editados. Entretanto, as geotecnologias não têm o devido espaço na Sanidade. O estudo teve como objetivo uma análise sobre como vêm sendo executadas as ações de defesa da sanidade vegetal no país e buscou identificar como geotecnologias e geoinformações podem contribuir no ambiente gerencial do DSV/SDA/MAPA. Chegou-se à conclusão que é necessário revisar as normas e regulamentos fitossanitários para incorporação de conceitos relacionados a geotecnologias; viabilizar o fluxo e a troca interinstitucional de geoinformações sem sobressaltos; criar mecanismos para coleta, armazenamento, tratamento, validação e publicação de dados e informações oriundas de geolocalização; capacitar os servidores do MAPA, das diferentes carreiras que atuam nas atividades de sanidade vegetal e demais áreas afins sobre as temáticas geotecnologias, geoinformações e tecnologia da informação.
Palavras-chave: sanidade vegetal;  geotecnologia;  política públicas;  agropecuária
Objetivo: Artigo apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Público alvo: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Contexto de aprendizagem: 369 horas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6192
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versao afinal - Luiz copati.pdfArquivo principal1.75 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.