Title: Incidência da descontinuidade administrativa na Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica
Authors: Araújo, Fernanda de Sá Martins
metadata.dc.contributor.other: Fernandez, Michelle (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 132 páginas
Issue Date: Nov-2020
metadata.dc.rights.holder: Fernanda de Sá Martins Araújo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Meio Ambiente
Políticas Públicas
Abstract: A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) foi instituída com o objetivo de integrar ações no âmbito da produção orgânica e agroecológica. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é analisar os efeitos da descontinuidade administrativa no alcance das iniciativas e metas propostas por esta Política. Por meio de análise qualitativa via coleta de dados documentais, foi realizada a análise de conteúdo de documentos oficiais extraídos de sistemas federais e relatórios de balanço de resultados dos Planos Nacionais de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPOs) que consubstanciam a PNAPO. Das 310 iniciativas contidas nos Planos, 30% não foram executadas ou tiveram alcance de metas inferior a 50%, demonstrando que a descontinuidade administrativa é um entrave ao prosseguimento da PNAPO, desde contingenciamentos de recursos até a extinção de órgãos e institutos colegiados de gestão, enfatizando que a alternância de gestão pública e de diretrizes de governo afetaram o sucesso da Política.
Keywords: descontinuidade administrativa;  Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica;  políticas públicas;  agropecuária
Target: Artigo apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Target Audience: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
metadata.dc.educational.context: 369 horas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6186
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Versão Final Reformulada.pdfArquivo principal1.41 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.