Título: Análise da seguridade alimentar como parte da política da Secretaria de Defesa Agropecuária: os programas de controle dos alimentos de origem animal
Autor(es): Desordi, Letícia Goulart
Contribuidor: Buainain, Antônio Márcio (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 36 Páginas
Data: Out-2020
Detentor dos direitos autorais: Letícia Goulart Desordi
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Gestão Pública
Meio Ambiente
Políticas Públicas
Resumo: A análise sobre a evolução dos programas de controle oficias de produtos de origem animal é importante para ações relativas às atividades de fiscalização, manutenção da seguridade alimentar da sociedade e das exportações brasileiras. No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é o órgão federal responsável pela fiscalização dos produtos de origem animal produzidos por estabelecimentos registrados sob sua égide e importados pelo país, sendo também dirigente do desenvolvimento de programas de controle oficiais para o monitoramento de micro-organismos que podem estar presentes em alimentos de origem animal. O artigo utiliza bibliograficamente as informações publicadas nos Anuários de Programas de Controle de Alimentos de Origem Animal do DIPOA com realização de testes estatísticos da ferramenta EpiInfo™ buscando avaliar os resultados dos programas de controle oficias de produtos de origem animal e demonstrar a importância para a seguridade alimentar e comercialização de produtos de origem animal.
Palavras-chave: segurança alimentar;  agropecuária;  controle
Objetivo: Trabalho apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Público alvo: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Contexto de aprendizagem: 369 horas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6179
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Letícia Goulart Desordi - finalizado.pdfArquivo principal635.81 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.