Título: Avanços da assistência técnica e extensão rural enquanto política pública e os desafios da ater para os próximos anos
Autor(es): Mendonça, Manoel José Diniz
Contribuidor: Favareto, Arilson (orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 28 Páginas
Data: 2020
Detentor dos direitos autorais: Manoel José Diniz Mendonça
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Gestão Pública
Meio Ambiente
Políticas Públicas
Resumo: Historicamente, a Assistência Técnica e Extensão Rural brasileira tem passado por períodos de altos e baixos. Com a promulgação da Lei Geral de ATER em 2010 alguns avanços puderam ser evidenciados na execução dos serviços de ATER e na relação do governo federal com a PNATER, desde a criação da ANATER passando por mecanismos de aperfeiçoamento e diversificação da contratação da ATER. A instabilidade orçamentária tem papel importante na efetivação da política pública de ATER por parte do governo federal. Nesse trabalho propõe-se analisar a evolução dos instrumentos de execução de ATER e sua relação com a instabilidade orçamentária evidenciada ao longo dos últimos anos para então propor ações que possam alavancar a execução dessa importante política pública.
Palavras-chave: PNATER;  agricultura;  orçamento;  zona rural;  políticas públicas
Objetivo: Trabalho apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Público alvo: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Contexto de aprendizagem: 369 horas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.;  09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6174
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto Manoel 09-12.pdfArquivo principal339.31 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.