Title: Institucionalização de políticas para a agricultura familiar no Brasil: uma análise a partir dos planos plurianuais (PPA’s)
Authors: Machado, Diego Donizetti Gonçalves
metadata.dc.contributor.other: Favareto, Arilson (orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 86 páginas.
Issue Date: Dec-2020
metadata.dc.rights.holder: Diego Donizetti Gonçalves Machado
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Meio Ambiente
Políticas Públicas
Abstract: O artigo discute o processo de institucionalização das políticas para a agricultura familiar a partir dos Planos Plurianuais (PPA’s) desde o primeiro (1991-1995) até o atual (2020-2023). Inicialmente faz um debate sobre o processo de construção da categoria agricultura familiar desde os debates teóricos, passando pela aceitação política do conceito e o novo papel enquanto bandeira de luta dos movimentos sindicais e sociais do campo e culminando com o processo de normatização do Estado a partir da criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF e de várias outras políticas a partir daí. É feito também um debate sobre o papel dos PPA’s no âmbito do planejamento governamental e sobre o papel destes instrumentos e o cumprimento de sua função constitucional. Por fim, ao analisar como a agricultura familiar foi tratada pelo Estado em cada um dos PPA’s, percebe-se que o reconhecimento da agricultura familiar por parte do Estado brasileiro foi sempre marcado por uma visão dual da categoria - uma parte, para a qual basta a política social, e outra segundo a qual esse segmento gradativamente se integraria ao agronegócio.
Keywords: agricultura familiar;  planejamento governamental;  políticas públicas
Target: Trabalho apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Target Audience: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
metadata.dc.educational.context: 369 horas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6167
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diego Donizetti_Versão Final para Publicação.pdfArquivo principal2.31 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.