Título: A cadeia produtiva do cacau brasileiro sob a perspectiva do desenvolvimento rural sustentável
Autor(es): Gontijo, Frederico José Cardoso
Contribuidor: Klink, Carlos (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 24 Páginas
Data: 2020
Detentor dos direitos autorais: Frederico José Cardoso Gontijo
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Gestão Pública
Resumo: De maior produtor e exportador mundial de amêndoas e derivados de cacau do planeta ao desconfortável e persistente déficit interno para consumo, a globalmente lucrativa e regionalmente importante cadeia produtiva do cacau demonstra potencialidade para estimular o desenvolvimento rural sustentável de regiões geográficas específicas, podendo gerar rentabilidade para as populações associada à preservação ambiental através de tecnologias já reconhecidas. Este artigo propõem uma revisão de informações e dados agrícolas, econômicos e sociais sobre a cadeia produtiva do cacau, suas potencialidades e desafios, sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, nos dois principais biomas envolvidos na produção brasileira: Mata Atlântica e Floresta Amazônica. As informações levantadas apontam para soluções específicas em cada bioma e para cada público produtor. A diversidade dos modelos produtivos, das populações envolvidas e a biodiversidade das regiões produtoras indicam que uma abordagem sustentável e baseada territorialmente seja capaz de restabelecer o necessário superávit comercial.
Palavras-chave: cadeia produtiva;  zona rural;  desenvolvimento sustentável;  cacau;  política florestal
Objetivo: Trabalho apresentado ao curso de Especialização em Gestão de Políticas Agropecuárias, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Público alvo: Interessados em Gestão de Políticas Agropecuárias.
Contexto de aprendizagem: 369 horas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6165
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo ENAP Frederico J C Gontijo.pdfArquivo principal660.11 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.