Title: Auditores Internos Governamentais da Controladoria-Geral da União: como preferem atuar, de forma didática ou repressiva?
Authors: Oliveira, Tiago Chaves
metadata.dc.contributor.other: Koga, Natália Massaco (orientadora)
Menke, Wagner Brignol (coorientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 119 páginas
Issue Date: 2020
metadata.dc.rights.holder: Tiago Chaves Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: O presente estudo tem como objetivo explorar variáveis que direcionam a atuação dos auditores internos da Controladoria-Geral da União (CGU), considerando que as diferentes formas de atuação podem produzir efeitos sociais, por vezes, contraditórios. Destaca-se que a profissão do auditor é lastreada na independência profissional e no julgamento profissional, o que significa que suas decisões são, ao mesmo tempo, livres de interferências, e baseadas em suas experiências e em seus conhecimentos. A análise de dados baseou-se na construção elaborada por Pires (2009), o qual identificou dois estilos de implementação da política pública executada por Auditores Fiscais do Trabalho (AFT): abordagem repressiva e abordagem pedagógica. Em princípio, de forma a contextualizar o atual momento da instituição, foi relatado, desde os primórdios, o histórico da função de auditoria interna no governo federal brasileiro. Os dados foram coletados por meio de survey com amostragem probabilística, respondido por 277 dos 1054 servidores da CGU que realizam auditorias. Paralelamente, foram realizadas 11 entrevistas com gestores da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) para o entendimento das causas dos achados obtidos com o survey. Os dados coletados indicam que as escolhas dos auditores podem ser afetadas, principalmente, pela lotação (em Brasília ou em Regionais) e pelo tempo de serviço dos auditores.
Keywords: auditoria;  administração pública federal;  aprimoramento da gestão;  controladoria;  Accountability;  governança;  auditoria interna;  controle contábil;  desenvolvimento
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP – como requisito para a obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Target Audience: especializado
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
metadata.dc.description.additional: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP – como requisito para a obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5629
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MPDG - Dissertação - Tiago Chaves Oliveira v1.11 - final.pdfDissertação - Tiago Oliveira2.4 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.