Título: Afluxo populacional e monitoramento de aspectos socioeconômicos – UHE Belo Monte: lições para o licenciamento ambiental federal de grandes hidrelétricas na Amazônia.
Autor(es): Silva, Henrique Marques Ribeiro da
Contribuidor: Kronemberger, Denise Maria Pena (Orientadora)
Vianna, João Nildo de Souza (Coorientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 29 páginas
Data: Jul-2020
Detentor dos direitos autorais: Henrique Marques Ribeiro da Silva
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente
Resumo: A dificuldade de dimensionar os efeitos derivados do afluxo populacional de um grande empreendimento hidrelétrico na Amazônia pode trazer consequências negativas para municípios da área de influência do empreendimento. A necessidade de haver um robusto monitoramento de aspectos socioeconômicos para verificar a aderência das ações de mitigação se torna gigante, diante dos desafios de superação da falta de estruturação municipal para registrar dados sociais oficiais. Este trabalho analisará a experiência da UHE Belo Monte no monitoramento dos aspectos socioeconômico, principalmente na área da educação. Também abordará a análise de suficiência de vagas escolares frente o afluxo populacional. Para tanto fará uma breve revisão bibliográfica sobre indicadores socioeconômicos visando selecionar propriedades desejáveis para aplicabilidade no procedimento do licenciamento ambiental.Por fim, buscará apontar lições para obras futuras de hidrelétricas na região Amazônica: incorporar itens ao Termo de Referência padrão para hidrelétricas; incorporar, como ferramenta para projetos com ações mitigatórias, um robusto monitoramento dos aspectos socioeconômicos e mensuração da suficiência dos equipamentos sociais; pensar em protocolos, no âmbito do licenciamento ambiental, para definir em conjunto com diversos atores sociais e população atingida as necessidades de equipamentos sociais e como estruturá-los.
Palavras-chave: indicadores socioeconômicos;  região amazônica;  licenciamento ambiental;  meio ambiente
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Ambientais.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão de Políticas Ambientais.
Contexto de aprendizagem: 384 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5358
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henrique Marques.pdfartigo principal854.65 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.