Título: Gestão do conhecimento e alocação de recursos humanos no setor público: a experiência do Banco Central do Brasil
Autor(es): Banco Central do Brasil
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=137&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 6 p.
Data: Mar-2002
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: Procedimentos adotados - com a finalidade de colocar a pessoa certa no lugar certo - na localização de 249 servidores que ingressaram do Banco Central do Brasil - BC, por meio do Concurso Analista/2000. O BC decidiu investir nos conceitos e práticas presentes na gestão do conhecimento. Foram utilizados métodos e programas de computador já testados no mercado, buscando adequar o perfil comportamental e de conhecimentos do futuro servidor ao dos postos de trabalho do BC. Sua validação ocorreu por meio de pesquisa de satisfação com os servidores e respectivas chefias
Palavras-chave: Gestão de Pessoas;  Gestão por Competências;  Admissão no Serviço Público;  Gestão do Conhecimento;  Inovação;  Competência Profissional;  Banco Central
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: alocar a pessoa certa no lugar certo. O pressuposto é o de que, quando localizado em ambiente adequado, o servidor pode prosperar profissionalmente, permanecer ou se tornar motivado, ser criativo na solução de problemas e estar sintonizado com os valores da organização. Caso contrário, dificilmente ele terá condições de contribuir para o alcance dos resultados requeridos, podendo inclusive tornar-se, num futuro próximo, problema para a organização
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 6º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Gercy Brasil Cardoso Lima e Ricardo Luis Paixão
Ações premiadas no 6º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão - 2001
Áreas temáticas: gestão de pessoas e capacitação; gestão e desenvolvimento de pessoas
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/532
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)
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