Título: Ciências comportamentais e políticas públicas: o uso do SIMPLES MENTE em projetos de inovação
Autor(es): Campos Filho, Antonio Claret
Sigora, João
Bonduki, Manuel
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Livro
Extensão/Indicação de Série: 132 páginas
Data: 2020
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Desenvolvimento Pessoal
Inovação
Políticas Públicas
Resumo: O GNova - Laboratório de Inovação em Governo inova mais uma vez neste quinto volume da Série “Inovação na Prática”, que registra as experimentações e os aprendizados da equipe do Laboratório no desenvolvimento de projetos com instituições do governo federal. Esse registro tem por objetivo permitir que as metodologias utilizadas e as lições aprendidas pelo GNova sirvam de exemplo, inspiração, guia e roteiro para organizações interessadas em seguir caminhos semelhantes, adaptá-las e testá-las em seus contextos, projetos e desafios de inovação. Neste volume, o Laboratório segue mais uma vez seu itinerário de descoberta (que representa também sua estratégia de atuação), consolidado no “mantra” Prospectar, Experimentar, Disseminar. Essa obra surge a partir de uma das principais iniciativas de prospecção do Laboratório: as bolsas de inovação, promovidas no contexto do programa Cátedras Brasil, da Escola Nacional de Inovação Pública - ENAP. Mais do que gerar relatórios de pesquisa, as bolsas de inovação são voltadas para a geração de ideias a serem testadas, a partir do desenvolvimento de protótipos de soluções que possam gerar o fortalecimento da inovação em governos. Neste caso, foi possível juntar a prospecção de um novo campo para experimentos públicos - a aplicação das ciências comportamentais às políticas públicas - com uma prototipação de ferramenta para melhor inserir essa abordagem e esse conhecimento científico na prática da gestão. O SIMPLES MENTE é uma ferramenta materializada num jogo de cartas que permite a geração de Ciências Comportamentais e insights para atuação em políticas públicas a partir da aplicação, de forma clara e acessível, de elementos comportamentais identificados na literatura e na prática. Seu desenho e sua forma de aplicação foram testados (e retestados) pela equipe, tanto em contextos hipotéticos quanto em contextos reais, até a obtenção do resultado atual.
Palavras-chave: economia comportamental;  políticas públicas;  inovação;  comportamento humano;  elemento comportamental;  metodologia;  psicologia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: A publicação tem duas versões, uma em paginação simples e outra em paginação dupla.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5219
Aparece nas coleções:Livros Publicados pela Enap
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gnova_simplesmente_digital_simples.pdfPaginação simples2,11 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
gnova_simplesmente_digital_duplas.pdfPaginação dupla2,04 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
gnova_simplesmente_cartas_impressao.pdfCartas impressão6,77 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
gnova_simplesmente_cartas_visualizacao.pdfCartas visualização2,9 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.