Title: Melhorias no processo de elaboração e emissão do relatório de auditoria: um estudo de caso do Centro de controle interno da aeronáutica
Authors: Oliveira, Heloise de
metadata.dc.contributor.other: Oliveira, Tiago Chaves
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 20 páginas
Issue Date: Mar-2020
metadata.dc.rights.holder: Heloise de Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar a tempestividade dos relatórios de auditoria desenvolvidos pelo Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR) no período de 2013 a 2019. Para o período em análise, inicialmente observou-se que o referido órgão dispõe de 37 auditores que realizam, em média, por ano, 33 auditorias de conformidade, além de uma auditoria de contas e três operacionais. Quanto aos materiais e métodos, pautou-se pela agregação de método quantitativo realizado por meio de análise documental e avaliação qualitativa realizada por meio de entrevistas não estruturadas. A análise dos resultados proporcionou observar que houve: (i) redução de dois terços do tempo médio de emissão do relatório final de auditoria; (ii) aumento na utilização, nessa função, de auditores menos experientes; (iii) redução do escopo de trabalho; (iv) a quantidade de apontamentos e observações associados as áreas auditadas aumentaram; (v) inexistência de formação de equipes de auditoria.
Keywords: administração pública;  aeronáutica;  auditoria interna;  avaliação
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
metadata.dc.educational.context: 378 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5171
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HELOISE DE OLIVEIRA.pdfartigo principal444.42 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.