Title: Avaliação do nível de maturidade da gestão de riscos do INSS
Authors: Santos, Ziana Souza
metadata.dc.contributor.other: Martins, Humberto Falcão (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 18 Páginas
Issue Date: Mar-2020
metadata.dc.rights.holder: Ziana Souza Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: A gestão de riscos é fundamental para uma boa governança. Uma gestão de riscos bem implementada aumenta a probabilidade de alcance dos objetivos da organização, reduzindo os riscos a níveis aceitáveis, estimula a transparência e contribui para o uso eficiente, eficaz e efetivo de recursos públicos. O Tribunal de Contas da União vem adotando medidas para induzir melhorias da gestão de riscos e de controles internos da Administração Pública. O Manual de Gestão de Riscos – Avaliação da Maturidade, desenvolvido pelo TCU em 2018, foi utilizado no processo de autoavaliação do INSS. A abordagem da pesquisa é "Qualitativa". As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram: revisão bibliográfica, análise documental e questionário. O índice de maturidade global do INSS foi de 21,49%, classificado como nível “Básico”, o que indica que a gestão de riscos é tratada informalmente; não há treinamento e inexiste comunicação sobre riscos. Nota-se, portanto, urgência em se executar a ação estratégica "Implantar processo de gerenciamento de riscos", prevista no Plano de Ação 2020. Como subsídio para o planejamento da ação, espera-se que a gestão do INSS utilize o resultado da autoavaliação realizada.
Keywords: administração pública;  gestão de riscos;  avaliação;  seguridade social
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão em Pública.
Target Audience: Interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 378 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5163
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ziana Santos.pdfArquivo principal533.44 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.