Title: Avaliação de desempenho e o perfil do avaliador de uma determinada força armada brasileira
Authors: Capanema, Rodrigo Marchon
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 46 Páginas
Issue Date: Apr-2020
metadata.dc.rights.holder: Rodrigo Marchon Capanema
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: Este artigo fez um levantamento de dados relativos à avaliação de desempenho dentro de uma Força Armada Brasileira. Seu objetivo principal foi verificar a existência de uma relação entre o perfil profissional dos avaliadores e as notas atribuídas aos avaliados, durante o processo de avaliação de desempenho dos graduados dessa Força. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de caráter descritivo, utilizando a técnica documental para a coleta de dados, através de um sistema informatizado utilizado pela Força. Os dados analisados apontam para a existência de uma cultura de leniência no processo avaliativo e em quais grupos de avaliadores isso fica mais evidente, assim como outras tendências de avaliação apresentadas pelos avaliadores. Em seguida, são propostas algumas alternativas, já validadas pela literatura, para minimizar a subjetividade das avaliações. Após a conclusão dessas etapas, foram relatadas as contribuições e limitações da pesquisa e foram feitas sugestões para estudos futuros.
Keywords: administração pública;  avaliação de desempenho;  forças armadas;  gestão de pessoas
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 378 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5160
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rodrigo Capanema.pdfArquivo principal1.95 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.