Título: O desafio de implantar tecnologia de inovação no processo de conferência e controle dos bens permanentes do primeiro centro integrado de defesa aérea e controle de tráfego aéreo ‒ CINDACTA I
Autor(es): Peruchi, Maria Fabiana
Contribuidor: Ximenes, Júlia (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 18 Páginas
Data: Mar-2020
Detentor dos direitos autorais: Maria Fabiana Peruchi
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Inovação
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar melhoria no processo de conferência dos bens permanentes do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo ‒ CINDACTA I, por meio de inovação tecnológica. A conferência patrimonial é um tipo de controle interno que permite a manutenção de informações atualizadas acerca dos bens públicos permanentes, tais como informações sobre aquisição e responsabilidade pela carga patrimonial. Para o atendimento dos objetivos do estudo, optou-se pela realização de uma pesquisa interna. Identificou-se 113 servidores responsáveis pelo controle patrimonial atuantes no CINDACTA I. Empregou-se questionários verbais e análise de documentos sistêmicos. Como método de exame dos materiais coletados, utilizou-se a análise de documental. Nota-se que a forma de controle patrimonial de bens permanentes do CINDACTA I não é, atualmente, uma ferramenta segura, tendo em vista a inexistência de transparência no que tange ao controle patrimonial, bem como a morosidade da conferência. Por outro lado, as informações disponibilizadas de maneira sintética nos relatórios de gestão não encontram lastro com a realidade, uma vez que os inventários patrimoniais são realizados anualmente. Propõe-se a possibilidade da adoção de leitor de códigos de barras no CINDACTA I.
Palavras-chave: bens públicos;  inovação;  desafio;  administração pública
Objetivo: Trabalho de Conclusão de curso de Especialização em Gestão Pública, para obtenção do título de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 378 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5139
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Fabiana .pdfArquivo principal342.65 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.