Título: A importância do feedback na avaliação de desempenho dos oficiais e graduados de uma determinada força armada
Autor(es): Esteves, Marcos Paulo da Silva
Contribuidor: Figueira, Tânia (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 24 Páginas
Data: Abr-2020
Detentor dos direitos autorais: Marcos Paulo da Silva Esteves
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar o processo de feedbak na avaliação de desempenho de uma determinada Força Armada, sendo considerado, para fins de delimitação temporal, o período avaliativo de 2018 a 2019. O processo de Avaliação de Desempenho dos Militares, normatizado por meio da ICA 36-4 e ICA 39-17, prevê a realização de feedback periódico para os avaliados e, como forma de ratificar o que foi discutido ao longo do período de avaliação, um feedback na Entrevista Final de Avaliação. Utilizou-se um questionário previamente validado, adaptado para o meio militar. Da análise dos resultados do questionário aplicado aos avaliados, foi comprovado um baixo índice de realização de feedback nessa determinada Força Armada. Os resultados obtidos nesta pesquisa constituirão uma importante ferramenta de assessoria para os gestores envolvidos no processo de avaliação de desempenho, servindo ainda de referência para todas as Organizações Militares que gerenciam o processo de avaliação de desempenho.
Palavras-chave: avaliação de desempenho;  retroalimentação;  forças armadas;  administração pública
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 378 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5138
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS PAULO.pdfArquivo principal1.9 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.