Título: Análise da capacidade de governança nas contratações de obras públicas de infraestrutura
Autor(es): Dopazo, Danniel Elias Carneiro Leite
Contribuidor: Costa, Claudir Afonso (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 31 páginas
Data: Fev-2020
Detentor dos direitos autorais: Danniel Elias Carneiro Leite Dopazo
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Governança
Infraestrutura
Políticas Públicas
Resumo: A infraestrutura é uma questão fundamental no contexto do desenvolvimento nacional.O desempenho dos empreendimentos públicos relacionados tem sido abaixo do esperado em virtude de frequentes sobre custos e atrasos. Cerca de 77 % das obras rodoviárias conduzidas pelo DNIT entre os anos de 2001 a 2019 apresentaram sobre custos ou atrasos, com médias de 34,36% de sobre custos e 117,14% de atraso. O objetivo deste estudo foi avaliar em que medida o arranjo institucional e a legislação têm contribuído para a ausência de governança do processo de contratação de obras de infraestrutura pela administração pública federal. Esses dois fatores tem criado pontos de tensão, sobreposição e conflitos que fazem que com a política pública de infraestrutura não entregue os resultados esperados para o cidadão.
Palavras-chave: desenvolvimento;  governança;  infraestrutura;  administração pública;  políticas públicas
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em gestão pública
Contexto de aprendizagem: 378 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5135
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Dopazo.pdfartigo principal1.05 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.