Title: Responsabilidade solidária decorrente de interesse comum
Authors: Oliveira, Rosania Rosa Cardoso de
metadata.dc.contributor.other: Meira, Liziane Angelotti (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 39 páginas
Issue Date: Aug-2019
metadata.dc.rights.holder: Rosania Rosa Cardoso de Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Abstract: A sujeição passiva em consequência de responsabilidade tributária é tema sensível no ordenamento jurídico tributário. Sua regulação no CTN não foi precisa e, em razão das inúmeras possibilidades de relações jurídicas estabelecidas entre pessoas com reflexos no sistema tributário, não há regulamentação capaz de prever todas as hipóteses de atribuição de responsabilidade tributária. A doutrina que trata especificamente da responsabilidade solidária decorrente de interesse comum é escassa e o seu entendimento controverso. Não obstante a existência de recentes decisões jurisprudenciais reconhecendo a aplicação do inciso I do art. 124 do CTN como regra autônoma para atribuir responsabilidade solidária, é possível observar que não há uniformidade na interpretação do referido dispositivo. Diante desse contexto, procurar-se-á desenvolver um estudo acerca da atribuição de responsabilidade solidária com base no inciso I do art. 124 do CTN, com o objetivo de possibilitar melhor compreensão sobre essa problemática e de apresentar possíveis soluções às controvérsias que circundam esse instituto, contribuindo, dessa forma, para o aprimoramento da matéria em estudo. O presente trabalho utilizará o método lógico-dedutivo, baseando-se na construção doutrinária, jurisprudencial e normativa. A pesquisa bibliográfica, por meio de artigos jurídicos, doutrina, revistas jurídicas, jurisprudência, normas constitucionais e infraconstitucionais será o método de procedimento específico do trabalho em questão.
Keywords: tributação;  responsabilidade solidária;  jurisprudência;  direito tributário
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Direito Tributário.
Target Audience: Especialistas e interessados em direito tributário.
metadata.dc.educational.context: 368 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5095
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosania Rosa Cardoso de Oliveira.pdfartigo principal232.22 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.