Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5052
Título: Indicadores de vulnerabilidade social como ferramenta das políticas públicas no programa municipal territórios em rede
Autor(es): Ferreira, Paulo José
Contribuidor: Falcón, Maria Lúcia de Oliveira (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 21 páginas
Data: Abr-2019
Detentor dos direitos autorais: Paulo José Ferreira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas
Resumo: O projeto de intervenção proposto procura organizar indicadores de vulnerabilidade social e estruturar um banco de dados para permitir o monitoramento e avaliação das políticas públicas para as secretarias envolvidas, apoiando a construção de um modelo de desenvolvimento territorial para o município. Dentre os principais benefícios, merece destaque: o aperfeiçoamento da gestão (produção, armazenamento, organização, acesso e circulação desses indicadores); e possibilidade de otimização de processos de trabalho. No ciclo de vida do projeto, foram descritas no cronograma cada fase e atividades necessárias à sua implementação, com objetivos e metas específicas. Os dados serão disponibilizados no portal da Prefeitura para uso das secretarias e da sociedade na gestão das políticas mediante os indicadores de vulnerabilidade social.
Palavras-chave: indicadores sociais;  desenvolvimento regional;  assistência social;  vulnerabilidade social;  políticas públicas
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5052
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
PAULO JOSE FERREIRA.doc6,27 MBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.