Título: Anchieta comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS a construção da Agenda 2030
Autor(es): Battestin, Simone
Contribuidor: Granemann, Silvana Helena (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 30 páginas
Data: Set-2019
Detentor dos direitos autorais: Simone Battestin
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Resumo: O presente Projeto de Intervenção (PI) apresenta um caminho viável para sensibilizar a gestão municipal de Anchieta-ES, com intuito de que a mesma se comprometa com a adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a localização de suas metas no desenvolvimento local, caminhando deste modo, para a construção da Agenda 2030. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas fazem parte de uma agenda global que visa erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. Localizar o município de Anchieta nesse contexto, pontuando elementos e dados oficiais que demonstrem a situação econômica, bem como, a necessidade de fortalecimento dos processos de planejamento e aperfeiçoamento da gestão pública, tornando-a eficiente, eficaz e participativa, é estratégia fundamental para o enfrentamento e superação da crise econômica e social que se abate sobre o município. Assim, este PI busca despertar a necessidade de uma visão mais apurada sobre as deficiências e as potencialidades do município, bem como as prioridades a serem estabelecidas no processo de implantação e implementação de políticas públicas que visem alavancar as economias tradicionais e as potencialidades do município e, deste modo, cumprir o proposto pela Agenda 2030.
Palavras-chave: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS;  políticas públicas;  implementação;  desenvolvimento regional
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5044
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONE BATTESTIN.pdfartigo principal725.58 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.