Título: Horta da Gente: implantação de horta comunitária orgânica como estratégia para melhoria da saúde e renda de famílias do bairro Santa Cruz em Luís Eduardo Magalhães – BA
Autor(es): Magalhães Júnior, José Luiz Pinto
Contribuidor: Oliveira, Mayra Juruá Gomes de (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 14 Páginas
Data: Jul-2019
Detentor dos direitos autorais: José Luiz Pinto Magalhães Júnior
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Agricultura
Desenvolvimento
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: Tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e visando suprir uma carência alimentar, melhorar a saúde e nutrição, complementar/fornecer uma fonte de renda às famílias beneficiadas, e fortalecer o sentimento de pertencimento e o convívio da comunidade, propomos a implantação de uma horta comunitária orgânica por parte da prefeitura. Será implantada num terreno devoluto, medindo 8.325,00 m², no bairro Santa Cruz na cidade de Luís Eduardo Magalhães – Bahia. Está previsto no projeto a implantação da infraestrutura necessária, além de capacitação das famílias beneficiadas através de assistência técnica e palestras com temas relacionados a olericultura, saúde, plantas medicinais, compostagem, meio ambiente, higiene e empreendedorismo agrícola. Serão beneficiadas 65 famílias, com 52m² de leiras cada, as quais ficarão responsáveis por plantar, cuidar e colher. A seleção das famílias será feita por uma equipe formada por profissionais da ação social da prefeitura, onde terão preferência as famílias beneficiárias do Bolsa-família. Espera-se com esse projeto melhorar a alimentação dos beneficiados, e consequentemente melhorar sua saúde, e proporcionar-lhes uma alternativa de renda através da comercialização do excedente de produção. A implantação deste projeto estimulará a melhoria da alimentação, ações de educação, empreendedorismo e consequente melhora da qualidade de vida, resgatando, desta forma, a cidadania da comunidade por meio do trabalho e capacitação. O projeto pode funcionar como experiência-piloto para implantação em outros bairros da cidade. O monitoramento do projeto será realizado pela secretaria de agricultura por meio de visitas semanais e relatórios mensais.
Palavras-chave: horta comunitária;  produção orgânica;  políticas públicas;  inclusão social;  alimentação saudável;  desenvolvimento regional;  agricultura familiar
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.;  03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4998
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Luiz Pinto Magalhaes.pdfArquivo principal425.4 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.