Título: Representatividade racial nos espaços decisórios da Força Aérea Brasileira
Autor(es): Penedo, Leandro Luiz Mikaloski
Contribuidor: Ximenes, Júlia Maurmann (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 31 Páginas
Data: Mar-2020
Detentor dos direitos autorais: Leandro Luiz Mikaloski Penedo
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Ética, Cidadania e Diversidade
Resumo: Os indicadores sociais demonstram que não está instaurada, no Brasil, uma efetiva democracia racial. No âmbito da Força Aérea Brasileira, há uma considerável representatividade racial negra no efetivo de militares ativos quando diante da composição racial da população brasileira como um todo. Uma análise crítica da situação, contudo, implica o questionamento acerca do potencial de esta relevante representatividade racial negra alcançar, de fato, dentro da estrutura da Força, posições responsáveis pelas tomadas de decisões. Com base na coleta e na análise de dados relativos às raças declaradas pelos oficiais e pelas praças, comprova-se a hipótese de que existe a necessidade de adoção de políticas públicas promotoras de igualdade material. Os postos do oficialato apresentam expressiva representatividade racial branca e reduzida representatividade racial negra. Diante do quadro de desigualdade racial constatado, são apresentadas sugestões de ações para auxiliar na superação das diferenças de representação racial.
Palavras-chave: desigualdade racial;  discriminação estrutural;  representatividade;  diversidade
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Contexto de aprendizagem: 378 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4991
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leandro Luiz Mikaloski Penedo.pdfRepresentatividade racial nos espaços decisórios da Força Aérea Brasileira443.22 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.