Título: Análise do processo de aquisição realizado pela FAB no grupamento de apoio do Distrito Federal
Autor(es): Simões, Felipe Guedes
Contribuidor: Oliveira, Tiago (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 20 páginas
Data: Fev-2020
Detentor dos direitos autorais: Felipe Guedes Simões
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Logística e Compras Públicas
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar, por meio da Gestão de Processos, as aquisições de materiais e serviços no Grupamento de Apoio do Distrito Federal, uma organização da Aeronáutica que centraliza as atividades administrativas comuns as demais organizações do Lago Sul, incluindo os processos licitatórios. Sua relevância torna-se evidente visto que a eficiência destas aquisições tem um impacto significativo nas atividades- fim das demais organizações, sendo essencial o adequado gerenciamento da cadeia de processos. Deste modo, o estudo realizou o mapeamento da execução das licitações nas modalidades Pregão, Inexigibilidade e Dispensa. Em seguida, foi iniciada a coleta e análise de dados dos processos licitatórios elaborados entre 2018 a 2019, tendo maior enfoque nos Pregões, modalidade que foi identificada como a de maior impacto nas aquisições. Os dados foram analisados por meio de indicadores, que proporcionaram uma visão sistêmica e elucidaram a situação organizacional desta cadeia de processos. Com as informações gerenciais, este trabalho serve como uma ferramenta para identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, aumentando a produtividade de um processo de vital importância para Força Aérea Brasileira. Para os demais leitores, este estudo esclarece meios de coletar, analisar e demonstrar por meio de dados à importância da Gestão de Processos, em uma Organização que não possui esta visão, conhecimentos estes que podem ser o diferencial em uma Instituição.
Palavras-chave: compras públicas;  licitação;  gestão pública;  gestão de processos;  indicador
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública.
Contexto de aprendizagem: 378 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4986
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Felipe Guedes Simões.pdf1.52 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.