Título: Coworking Público de Confecção
Autor(es): Santos, José Don Carlos Alves dos
Contribuidor: Falcón, Maria Lúcia de Oliveira (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 20 Páginas
Data: 19-Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: José Don Carlos Alves dos Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: A crise no mercado de trabalho atinge de forma desigual diferentes grupos sociais e regiões do Brasil. O índice de desemprego no país é maior para mulheres, jovens e pessoas com baixa escolaridade. No município de Itabira em Minas Gerais, há um alto índice de desemprego, principalmente para as mulheres que se encontram em algum tipo de vulnerabilidade social, seja vítimas de violência doméstica, física, sexual ou psicológica. A situação problema deste projeto é: O que fazer para gerar emprego e renda de forma a inserir estas mulheres no mercado de trabalho. A proposta deste projeto consiste em iniciar a implantação de um polo de confecção de lingerie no município de Itabira de forma a possibilitar a geração de emprego e renda para as mulheres e atender aos ODS 1 – Erradicação da pobreza e ODS 5 – Igualdade de Gêneros. Dessa forma, Itabira pretende inovar com uma política pragmática para atender as mulheres duplamente excluídas, com grande potencial estabilizador para as famílias tanto no plano econômico quanto no plano social.
Palavras-chave: mercado de trabalho;  desenvolvimento econômico;  mulher;  inclusão social;  desenvolvimento sustentável;  pobreza
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.;  05. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4982
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Don Carlos Alves dos Santos.pdfArquivo principal866.6 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.