Título: Políticas de desenvolvimento para os municípios mineradores da região do Baixo Amazonas: transformação e responsabilidade social: estudo de caso e projeto de intervenção (PI) no município de Oriximiná - PA
Autor(es): Paranatinga, Janison Cohen
Contribuidor: Mello, Leonardo (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 34 Páginas
Data: 19-Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Janison Cohen Paranatinga
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: A exploração mineral se constitui como importante atividade no município de Oriximiná-Pa, uma vez que envolve processos naturais, econômicos, políticos e sociais; é permeada de diversos interesses por conta dos diferentes atores sociais entrelaçados (governo, empresas, sociedade civil), os quais possuem percepções diversificadas acerca dos aspectos positivos e/ou negativos ocasionados por esta exploração de minérios. Este trabalho visa abordar sobre a gestão municipal na ótica da sustentabilidade econômica, tento como soluções alternativas para o problema da dependência financeira dos recursos provenientes das atividades mineradoras da empresa Mineração Rio do Norte.
Palavras-chave: sustentabilidade ambiental;  exploração mineral;  desenvolvimento econômico;  desenvolvimento regional;  desenvolvimento sustentável
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.;  11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.;  12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4979
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Janilson Cohen Paranatinga.pdfArquivo principal756.23 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.