Título: O lixo tem jeito, sim: a sensibilização da administração pública do município de Portel sobre a coleta seletiva à luz dos ODS
Autor(es): Seabra, Fábio Roberto Bastos
Contribuidor: Gonçalves, Paulo Rogério (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 33 Páginas
Data: 18-Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Fábio Roberto Bastos Seabra
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: A problemática dos resíduos sólidos nos municípios tem demonstrado a urgência da intervenção da administração pública, somando as obrigatoriedades que a política nacional de resíduos sólidos apresenta. Para tal, a prefeitura municipal de Portel, Estado do Pará, emitiu o decreto nº. 209/2013, que obriga os órgãos da administração pública municipal a segregar os resíduos produzidos, mas que ainda não foi implementado. Assim, este trabalho, como plano de intervenção, busca sensibilizar os servidores municipais da administração pública sobre temas ambientais, os objetivos de desenvolvimento sustentável e o decreto em si. Dessa forma, os servidores municipais do quadro da administração pública estarão conscientes em desenvolver o que dispõe no decreto nº. 209/2013 e, assim, capacitados para implementar a política municipal de resíduos sólidos e a de saneamento básico.
Palavras-chave: resíduos sólidos;  desenvolvimento sustentável;  administração pública;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4971
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FÁBIO ROBERTO BASTOS SEABRA.pdfArquivo principal1.39 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.