Title: O lixo tem jeito, sim: a sensibilização da administração pública do município de Portel sobre a coleta seletiva à luz dos ODS
Authors: Seabra, Fábio Roberto Bastos
metadata.dc.contributor.other: Gonçalves, Paulo Rogério (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 33 Páginas
Issue Date: 18-Dec-2019
metadata.dc.rights.holder: Fábio Roberto Bastos Seabra
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Abstract: A problemática dos resíduos sólidos nos municípios tem demonstrado a urgência da intervenção da administração pública, somando as obrigatoriedades que a política nacional de resíduos sólidos apresenta. Para tal, a prefeitura municipal de Portel, Estado do Pará, emitiu o decreto nº. 209/2013, que obriga os órgãos da administração pública municipal a segregar os resíduos produzidos, mas que ainda não foi implementado. Assim, este trabalho, como plano de intervenção, busca sensibilizar os servidores municipais da administração pública sobre temas ambientais, os objetivos de desenvolvimento sustentável e o decreto em si. Dessa forma, os servidores municipais do quadro da administração pública estarão conscientes em desenvolver o que dispõe no decreto nº. 209/2013 e, assim, capacitados para implementar a política municipal de resíduos sólidos e a de saneamento básico.
Keywords: resíduos sólidos;  desenvolvimento sustentável;  administração pública;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
metadata.dc.educational.context: 408 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4971
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FÁBIO ROBERTO BASTOS SEABRA.pdfArquivo principal1.39 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.