Título: Desenvolvimento sustentável nos assentamentos Maré e Ajudante no município de Aliança-PE
Autor(es): Freitas, Carolina Maria de Moura
Contribuidor: Falcón, Maria Lúcia de Oliveira (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 34 Páginas
Data: Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Carolina Maria de Moura Freitas
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: A agricultura familiar representa grande parte dos alimentos que estão presentes nas mesas dos brasileiros e tem considerável peso na economia dos municípios, principalmente nos pequenos, como é o caso da cidade de Aliança em Pernambuco, no entanto, os pequenos agricultores enfrentam dificuldades tanto no que diz respeito à produção e a comercialização dos seus produtos face aos grandes produtores, pouco acesso à capacitação técnica, insumos e irrigação. Desta forma, como fomentar o desenvolvimento social e econômico nos assentamentos da reforma agrária? Como reduzir as desigualdades e aumentar a renda das 95 famílias de 2 dos assentamentos do município de Aliança – PE? Segundo o olhar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, este Projeto de Intervenção propõe parcerias estratégicas para implementação de ações voltadas ao diagnóstico social e econômico, capacitação técnica, fomento das parcerias, inclusive com as instituições financeiras, dentre outras ações. Desta forma, podemos concluir que para a promoção do desenvolvimento sustentável dentro dos assentamentos da reforma agrária, faz se necessária a aplicação e o acesso integrado às políticas públicas já existentes no âmbito da agricultura familiar, bem como, trabalhar de forma colaborativa entre os entes públicos e privados.
Palavras-chave: reforma agrária;  agricultura familiar;  pobreza;  zona rural;  desenvolvimento sustentável
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.;  12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4933
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINA MARIA DE MOURA FREITAS.pdfArquivo principal2.49 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.