Título: Projeto de intervenção inserção do parque estadual da Pedra da Boca na economia de Aruana.
Autor(es): Azevedo, Availdo Luis Alcântara
Contribuidor: Rocha Neto, João Mendes da (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 36 Páginas
Data: 18-Dez-2019
Detentor dos direitos autorais: Availdo Luis Alcântara Azevedo
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento
Economia
Infraestrutura
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Resumo: A economia nos pequenos municípios brasileiros é precária e a busca por soluções é necessária, entre elas está à exploração do turismo. Em plena região semiárida, o município de Araruna na Paraíba sobrevive da agropecuária, porém há anos enfrenta um processo de estiagens que afetou a sua debilitada economia. A aposta no turismo de base comunitária para melhorar o quadro passa pela integração do agricultor familiar, o microempresário e a população nativa neste processo. Com vários os atrativos turísticos, em entre eles, a Pedra da Boca o mais conhecido, situado no parque Estadual homônimo criado em 2000 e que apesar da fata de estrutura básica, recebe anualmente milhares de turistas. O problema é que o município não recebe os gastos turísticos que fica com outro município mais próximo ao parque. Este projeto tem o objetivo de inserir o Parque Estadual da Pedra da Boca (PEPB) na economia do município via sua interligação com os demais atrativos turísticos, através do mapeamento, sinalização e ativação de uma rede de trilhas de 80 km, tendo o parque como uma porta de entrada e permitindo que o turista alcance todo o município, permanecendo mais tempo e gerando renda para os atores envolvidos de forma sustentável, justa e equânime.
Palavras-chave: economia ambiental;  renda;  desenvolvimento regional;  turismo;  agricultura familiar
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em desenvolvimento e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4929
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVAILDO LUIS DE ALCANTARA AZEVEDO.pdfArquivo principal1.34 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.