Título: Integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos instrumentos de planejamento municipal do território do Marajó-PA
Autor(es): Santos, Marília Tavares
Contribuidor: Rabello, Gustavo Guimarães de Campos (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 40 páginas
Data: 3-Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Marília Tavares Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: O projeto de intervenção se deu a partir da problemática identificada ao longo do curso, no contexto da baixa qualificação dos gestores públicos para a atuação técnica na temática dos ODS no Território do Marajó e tem como objetivo Promover o debate coletivo e a qualificação dos gestores públicos municipais para a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos instrumentos de planejamento Municipal dos Municípios Marajoaras. O presente projeto será desenvolvido em duas etapas: Realização de dezesseis oficinas e culminância com o Fórum Regional Marajó Sustentável, onde serão apresentados os resultados das oficinas municipais, ao longo de nove meses, podendo ser prorrogado por mais três meses, visando capacitar os gestores públicos municipais, na perspectiva de elaboração do Plano de Ação para cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Sustentável (ODS) no Marajó.
Palavras-chave: administração pública municipal;  planejamento territorial;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Contexto de aprendizagem: 400 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: não são necessárias
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4430
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilia Tavares dos Santos.pdfarquivo principal840.32 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.