Título: Texto para discussão 7: A orientação fiscal dos estados brasileiros
Autor(es): Bregman, Daniel
Editor: Escola de Administração Fazendária (ESAF)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Texto para Discussão
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 13 p.
Data: Jun-2009
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Orçamento e Finanças
Políticas Econômicas
Resumo: Além de sua importância para a trajetória do endividamento público, as decisões de política fiscal são fundamentais para a determinação das principais variáveis macroeconômicas de um país, tais como o produto, o emprego e a inflação. Por isso o rumo dessa política é constantemente debatido, tanto entre os economistas quanto pela opinião pública. As análises, no entanto, muitas vezes são realizadas com a utilização de indicadores correntes de resultado. Esses indicadores não são adequados para captar a discricionariedade do governo na condução da política fiscal, pois são influenciados pelas mudanças da atividade econômica, como será demonstrado ao longo do trabalho. O primeiro objetivo do presente trabalho é traçar um indicador simples que seja capaz de retirar a influência da atividade econômica para a avaliação da política fiscal dos estados brasileiros. Ao longo do texto, as vantagens do indicador de orientação fiscal apresentado em Croce et al (2007) e replicado neste trabalho ficarão claras. O segundo objetivo é aplicar o indicador para os principais estados brasileiros. O trabalho está dividido em cinco seções, além dessa introdução. A seção seguinte aponta os indicadores correntes de avaliação da política fiscal e apresenta o problema dos estabilizadores automáticos. Já a terceira seção descreve o modelo que será utilizado e a quarta esclarece as opções metodológicas adotadas. A quinta seção apresenta os resultados e a última seção conclui o trabalho.
Palavras-chave: politica fiscal;  divida pública;  federalismo fiscal;  administração pública estadual;  indicador econômico;  avaliação de políticas públicas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
Observações/Notas: A série Texto para Discussão tem como objetivo divulgar resultados de trabalhos desenvolvidos pela área de pesquisa da Diretoria de Educação da Escola de Administração Fazendária, bem como outros trabalhos considerados de relevância tendo em vista as linhas de pesquisa da Instituição.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4354
Aparece nas coleções:Textos para Discussão da Esaf
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
texto para discussão 7.pdf51.67 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
texto para discussão 7.odt415.1 kBOpenDocument Text Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.