Título: Programa de Eficiência Energética: Uso de Painéis Solares Fotovoltaicos
Autor(es): Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)
Brasil. Ministério da Educação (MEC)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: 15 p.
Data: Jun-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Desenvolvimento Sustentável
Inovação
Resumo: A Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido) tem como missão produzir e difundir conhecimentos no campo da educação superior, com ênfase no semiárido, entretanto, para desempenhar esse importante papel, a instituição desembolsa valores vultosos para o custeio com energia elétrica. Nesse sentido, o ‘Programa de Eficiência Energética’ tem como objetivo promover práticas para o uso racional da energia elétrica, que priorizem a utilização de fontes renováveis de energia, e proporcionem economia no consumo anual de energia elétrica. Com a descentralização de R$ 1.000.000,00 provenientes da premiação do Prêmio Ideia/Desafio da Sustentabilidade promovido pelo Ministério da Educação, foi possível a instalação de uma usina solar fotovoltaica de 150 kWp. Desde a inauguração da usina solar fotovoltaica, ocorrida em 31 de janeiro de 2017, já foram realizadas diversas visitas técnicas com estudantes de ensino médio e superior, profissionais da área de energia e empresários, além de visitas técnicas voltadas à comunidade local e semiárido potiguar. Adicionalmente, já foram realizados dois workshops sobre usinas solares fotovoltaicas, o primeiro em julho de 2016 e o segundo em setembro de 2017, com apresentação de trabalhos e palestras e troca de experiências com outras instituições de ensino.
Palavras-chave: inovação;  energia elétrica;  eficiência energética;  painel solar;  energia renovável;  desenvolvimento sustentável;  administração pública
Objetivo: • Com a implantação dos painéis solares fotovoltaicos, espera-se alcançar uma redução total de pelo menos 10.250 Kwh/mês, na conta de energia elétrica do campus Mossoró; • Estimular discentes e docentes a desenvolverem pesquisas técnicocientíficas na área de eficiência energética e geração distribuída; • Incentivar a mudança de hábito de consumo da comunidade acadêmica; • Replicar ações de eficiência energética e geração distribuída em outros campus da Ufersa.
Público alvo: Servidores públicos em geral.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 07. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 21º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Diana Gonçalves Lunardi, Presidente da Comissão. Iniciativas premiadas no 21º Concurso Inovação no Setor Público 2016. Área temática: Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4119
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2016 a atual (21ª edição em diante)
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.