Título: Análise estatística dos preços de combustíveis para auxílio na detecção de cartéis no setor de distribuição
Autor(es): Carrijo, Gustavo Dantas
Contribuidor: Resende, João Paulo (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Instituto Serzedello Corrêa (ISC)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 32 páginas
Data: Abr-2019
Detentor dos direitos autorais: Gustavo Dantas Carrijo
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Políticas de Infraestrutura
Resumo: Este trabalho consiste em identificar e utilizar metodologias capazes de filtrar comportamentos anticompetitivos com base nos dados de preços de combustíveis praticados por distribuidores e revendedores de gasolina e etanol. O objetivo é aplicar as ferramentas estatísticas sugeridas pela literatura como as mais adequadas para identificação de cartéis em postos de combustíveis a fim de encontrar indícios de eventuais episódios de cartéis no setor de distribuição de combustíveis do Brasil. Para consecução dos objetivos, utilizou-se filtros para análise de variação de preços, margem de lucro e correlação entre margem e variabilidade. Os resultados mostraram indícios de conluio entre os distribuidores em alguns municípios brasileiros, em especial Brasília/DF, Região Metropolitana da Grande Vitória (ES), Petrolina/PE e Goiânia/GO.
Palavras-chave: análise estatística;  comportamentos anticompetitivos;  cartel;  setor de distribuição;  combustível;  fraude;  agência reguladora
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e controle da regulação em infraestrutura
Contexto de aprendizagem: 363 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: Especialização em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura, 1ª edição.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4111
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO DANTAS CARRIJO.pdfArtigo principal774.79 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.