Title: AGHU – Modelo de Gestão do HCPA Inovando a Assistência à Saúde
Authors: Brasil. Ministério da Educação (MEC), Hospital das Clínicas de Porto Alegre
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: 29 p.
Issue Date: May-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Inovação
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo mostrar o panorama de inovação e ineditismo no desenvolvimento de uma solução completa de gestão hospitalar, pública, nacional e gratuita, totalmente em Software Livre, utilizando metodologias e tecnologias modernas e disruptivas que fizeram com que um aplicativo inicialmente pensado para um único hospital esteja hoje operando em estabelecimentos de saúde em geral, de várias esferas, como hospitais militares, hospitais estaduais, municipais, unidade de atenção primária etc., geograficamente distribuídas por todas as regiões do país, além de contar com uma comunidade de desenvolvimento colaborativo também disseminada por várias regiões.
Keywords: inovação;  saúde;  gestão hospitalar;  gestão pública
Target: O projeto tem por objetivo contribuir com a qualificação da gestão de instituições de saúde no país através de um modelo inovador de transferência Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal do Modelo de Gestão Hospitalar desenvolvido no HCPA, materializada em um sistema de informação com as seguintes características: • Um produto voltado para a qualificação da gestão assistencial –Disponibilizar para os estabelecimentos de saúde do país • Fortalecer o Registro Eletrônico de Saúde (Unificação) –Um produto construído e disponibilizado às instituições –A principal ferramenta de gestão das instituições –Um dos ativos mais valiosos da instituição –Disponibilização do software no Portal do Software Público • Uma ferramenta para o ganho de produtividade da saúde –Facilitar aos gestores a visão de custos e melhor orçamentação da saúde –Contribuir com a melhoria da Segurança do Paciente • Um produto que signifique retorno para a Sociedade –Permitir o desenvolvimento coletivo, criando uma comunidade de desenvolvimento
Target Audience: Servidores públicos em geral.
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 21º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Valter Ferreira da Silva, Coordenador de Gestão da Tecnologia da Informação. Iniciativas premiadas no 21º Concurso Inovação no Setor Público 2016. Área temática: Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4075
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2016 a atual (21ª edição em diante)
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.