Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3987
Título: Sistema Nacional de Investimento Público: experiências da América Latina na gestão dos empreendimentos de infraestrutura
Autor(es): Cerqueira, Renata Miyabara Gagliardi
Contribuidor: Heckert, Cristiano Rocha (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 38 p.
Data: 6-Mai-2019
Detentor dos direitos autorais: Renata Miyabara Gagliardi Cerqueira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas de Infraestrutura
Resumo: Um Sistema Nacional de Investimento Público (SNIP) amplia a eficiência, a eficácia e a efetividade do uso dos recursos públicos destinados ao provimento de infraestrutura física, econômica e social de um país. O objetivo deste trabalho é analisar as experiências dos países da América Latina (AL) que já implementaram o Sistema Nacional de Investimento Público e identificar as características que podem contribuir para a criação de um SNIP efetivo no Brasil. O início do artigo apresenta uma análise do impacto e da eficiência do investimento em infraestrutura de modo geral e descreve os conceitos e características dos SNIPs. Em seguida são analisados Sistemas da América Latina e, por fim, são estudados diferentes aspectos sobre os investimentos em infraestrutura do Brasil: dados sobre o investimento público e eficiência; implementação do Sistema Nacional de Investimento Público; lições que o Brasil pode aprender com as experiências da América Latina.
Palavras-chave: infraestrutura;  eficiência;  Sistema Nacional de Investimento Público;  América Latina
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.
Público alvo: Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3987
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Miyabara Gagliardi Cerqueira.pdfartigo principal569,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.