Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3966
Título: Gestão da capacitação por competência: um estudo de caso do sistema gestão por competência (capacitação) como instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) usando gestão de processos de negócio (BPM).
Autor(es): Lago, André Luis A.
Silva, Alisson Wilker A. (Orientador)
Editor: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Descrição física: 107 p.
Data: Dez-2012
Detentor dos direitos autorais: André Luis Andrade Lago
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Pessoas
Governo Digital
Resumo: O Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) que determinou aos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional a implementação da gestão da capacitação de seus servidores utilizando a abordagem por competência. Este ato legal determinou o Sistema de Gestão por Competência (CAPACITAÇÃO) como o instrumento para a realização do planejamento, monitoramento e avaliação das ações de capacitação. Este trabalho avalia se os processos de planejamento e de execução de ações de capacitação, apoiados pelas funcionalidades do sistema CAPACITAÇÃO, estão alinhados às finalidades preconizadas pela PNDP. Para isso, foi utilizada a metodologia de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), que viabilizou a identificação, a análise e a modelagem dos referidos processos. Estas atividades permitiram perceber pontos de ineficiências e apontar melhorias para conferir uma maior capacidade de contribuição com a gestão da capacitação de servidores públicos federais.
Palavras-chave: gestão por competências;  gerenciamento de processo;  Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP).;  capacitação
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Governo Eletrônico da Escola de Administração Fazendária (Esaf), como requisito parcial para obtenção do certificado de Especialista em Governo Eletrônico.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3966
Aparece nas coleções:Monografias Esaf



Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.