Title: Curso: Economia Comportamental Aplicada às Políticas Públicas
Authors: Campos Filho, Antonio Claret
Paiva, Luis Henrique da Silva
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
Curso Completo
Programa
metadata.dc.description.physical: 1. Programa do curso: Documento em PDF, 6 páginas, contendo as informações sobre o curso.
2. Apresentação: Documento em PDF, 68 páginas, contendo a apresentação da Aula 1.1.
3. Apresentação: Documento em PDF, 27 páginas, contendo a apresentação da Aula 1.2.
4. Apresentação: Documento em PDF, 26 páginas, contendo a apresentação da Aula 2.1.
5. Apresentação: Documento em PDF, 83 páginas, contendo a apresentação da Aula 2.2.
6. Apresentação: Documento em PDF, 60 páginas, contendo a apresentação da Aula 3.1.
7. Apresentação: Documento em PDF, 43 páginas, contendo a apresentação da Aula 3.2.
8. Apresentação: Documento em PDF, 43 páginas, contendo a apresentação da Aula 4.1.
9. Apresentação: Documento em PDF, 63 páginas, contendo a apresentação da Aula 4.2 e 5.
10. Apresentação: Documento em PDF, 92 páginas, contendo a apresentação da Aula 5.
Issue Date: 12-Mar-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Abstract: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação. Plano de aula, referências bibliográficas e currículo do professor. Slides referentes às aulas de 1 a 5.
Keywords: economia comportamental;  políticas públicas;  teoria administrativa;  agente racional;  processo decisório;  nudge
Target: Ao final do curso, o participante será capaz de compreender a evolução e os principais conceitos do campo da economia comportamental e suas implicações para a prática das políticas públicas; aplicar o instrumental teórico e conceitual abordado ao aprimoramento de políticas públicas em situações concretas.
Target Audience: O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras atende aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG – como requisito para promoção na carreira, Decreto nº 5.176, de 10/08/2004), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas de Infraestrutura (AIE), Especialistas em Infraestrutura Sênior (EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS), Analistas em Tecnologia da Informação (ATI), Especialistas em Regulação (ER) e Analistas Ambientais (AA).
metadata.dc.educational.context: Os conteúdos serão ministrados por meio de aulas expositivas, nas quais serão apresentados os principais conceitos e desenvolvidos exercícios práticos para estimular a compreensão e a participação dos alunos. Serão ainda utilizados estudos de caso. Será solicitada a leitura de pelo menos um item que conste da literatura obrigatória previamente a cada aula. Leituras complementares são aconselháveis a partir de interesses específicos dos alunos. Os conceitos-chave serão abordados por meio de estratégias complementares: exposição teórica pelo professor; exercícios em grupos para experienciar o conceito; discussão em plenária sobre possíveis implicações na área de trabalho de cada um (sobre o conteúdo ou o processo de trabalho); apresentação de experiências concretas de aplicação extraídas da literatura. Serão ainda utilizados estudos de caso e apresentadas experiências internacionais em economia comportamental voltada ao aprimoramento das políticas públicas. Será solicitada a leitura de pelo menos um item que conste da literatura obrigatória previamente a cada aula. Leituras complementares são aconselháveis a partir de interesses específicos dos alunos.
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3830
Appears in Collections:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2019
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.