Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3519
Título: A intersetorialidade e a interseccionalidade nas políticas públicas de saúde da mulher negra
Autor(es): Oliveira, Juliana Ribeiro
Santos, Eduardo Gomor dos (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Descrição física: 36 p.
Data: Jun-2018
Detentor dos direitos autorais: Juliana Ribeiro Oliveira
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Resumo: O presente artigo teve por objetivo identificar o alinhamento dos instrumentos de planejamento e elaboração de políticas sociais atuais com os conceitos de intersetorialidade e interseccionalidade, o que pode potencializar a efetividade das políticas de igualdade racial e contribuir para a redução das desigualdades sociais. Em especial, buscou-se abarcar as necessidades das mulheres negras no que diz respeito à sua saúde. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando-se de pesquisas documentais. Além disso foram feitas entrevistas semiestruturadas com atores chaves. Foi possível observar que os instrumentos de planejamento apresentaram um avanço significativo no sentido de incorporar a intersetorialidade em seus programas, no entanto a interseccionalidade ainda necessita de uma atenção maior. Além disso, notou-se que o racismo ainda representa uma importante barreira a ser enfrentada para que se consiga atingir um atendimento mais igualitário quando se trata da saúde de mulheres negras.
Palavras-chave: racismo;  saúde da mulher negra;  intersetorialidade;  interseccionalidade;  políticas públicas;  políticas sociais;  planejamento
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Público alvo: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Observações/Notas: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientador: Profº Dr. Eduardo Gomor dos Santos
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3519
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Ribeiro Oliveira.pdfArtigo principal824,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.