Título: Melhoria do processo de gestão das transferências voluntárias realizadas no âmbito do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária - SUASA
Autor(es): Castro, Graciane Gonçalves Magalhães de
Contribuidor: Fresneda, Paulo Sérgio Vilches (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 39 p.
Data: Mar-2018
Detentor dos direitos autorais: Graciane Gonçalves Magalhães de Castro
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Orçamentária. Finanças Públicas
Gestão Pública
Resumo: Este projeto propõe a implantação de melhorias no processo de gestão dos recursos financeiros destinados aos órgãos estaduais de defesa agropecuária por meio de transferências voluntárias, de modo a propiciar a aderência dos resultados alcançados aos objetivos nacionais da política de Defesa Agropecuária. Sua concepção se centrou no estudo do macroprocesso de gestão das transferências voluntárias no âmbito do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária - SUASA, no contexto das oportunidades de melhoria e recomendações apontadas pela Controladoria-Geral da União - CGU, constantes do Relatório de Auditoria nº 201700620, de 20/06/2017, a partir das quais foram estruturadas as propostas de ação elencadas no plano de intervenção aqui apresentado.
Palavras-chave: defesa agropecuária;  transferências voluntárias;  gestão pública;  gestão financeira;  federalismo fiscal
Objetivo: Especialização em Gestão Pública, 11ª edição
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 420 horas
Observações/Notas: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Orientador(a): Prof. Dr. Paulo Sérgio Vilches Fresneda
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3382
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final para publicação TCC_Graciane Castro.pdfArtigo principal1.14 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.