Title: Projeto de intervenção para implantação do modelo de gestão por competências no Instituto Chico Mendes De Conservação da Biodiversidade – ICMBIO
Authors: Silva, Eliel Fontenele
metadata.dc.contributor.other: Rodrigues, Carlos Henrique (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 26 p.
Issue Date: 1-Mar-2018
metadata.dc.rights.holder: Eliel Fontenele Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Abstract: Este projeto propõe a implantação do modelo de gestão por competências - GPC no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. O modelo de GPC é uma das finalidades listadas pela Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal - PNDP da administração pública federal - APF direta, autárquica e fundacional. Ele também foi indicado em 2010 pelo relatório sobre a avaliação da gestão de recursos humanos no governo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE como sugestão para reformas futuras no Brasil. Recentemente o Tribunal de Contas da União – TCU apontou a gestão por competências como uma das ferramentas mais modernas permitidas pela legislação vigente que ajudará as organizações governamentais a melhorarem a sua governança em gestão de pessoas. O presente trabalho buscará entregar um projeto com o modelo de GPC a ser implantação no ICMBio. Após o encerramento do projeto, espera-se que o Instituto dê continuidade a modernização de suas práticas e políticas de gestão de pessoas, tornando-o mais capazes de atender as demandas do cidadão.
Keywords: gestão por competências;  mapeamento de competências;  lacuna de competências;  gestão de pessoas
Target: Especialização em Gestão Pública - Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, na 11a edição do Curso de Especialização em Gestão Pública da Enap, área de concentração em Gestão Estratégica de Pessoas.
Orientador: Prof. Msc. Carlos Henrique Rodrigues
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3352
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eliel Fontenele Silva - TCC - EGP 11 - GEP.pdf485.69 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.