Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3342
Título: Condições de trabalho: fator estruturante das percepções de qualidade de vida no trabalho em espaços de ensino-aprendizagem
Autor(es): Santos, Adriana Callaça Gadioli dos
Figueira, Tânia Gomes (Orientadora)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Descrição física: 45 p.
Data: 1-Abr-2018
Detentor dos direitos autorais: Adriana Callaça Gadioli dos Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: O artigo visou avaliar a percepção de usuários de anfiteatros, espaços de ensino-aprendizagem, em uma escola de governo federal, quanto às Condições de Trabalho promotor de Qualidade de Vida no Trabalho. De caráter exploratório e descritivo, o artigo analisou a destinação de projeto de arquitetura dos ambientes; a demanda de ocupação do ambiente; e as percepções de usuários. O método baseou-se em pesquisa de opinião qualitativa, com uma amostra não probabilística por conveniência de 21 usuários desses espaços. Foi utilizado um questionário aplicado sobre as percepções dos usuários em relação aos elementos integrantes do fator condições de trabalho. Na análise qualitativa das respostas, utilizou-se o método de análise de conteúdo das respostas do tipo classificatório. Os resultados demonstraram que há percepção de falta de condições de trabalho e recomendações de melhoria são elencadas visando ações que tornem o uso dos espaços mais efetivo; condizente com a função institucional e as exigências dos usuários.
Palavras-chave: qualidade de vida no trabalho;  condições de trabalho;  gestão de pessoas;  gestão pública
Objetivo: Especialização em Gestão Pública - Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Contexto de aprendizagem: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Pessoas.
Observações/Notas: Orientadora: Profª. Drª. Tânia Gomes Figueira
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3342
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Gadioli - TCC - EGP 11 - GEP.pdf818,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.