Title: O instrumento da democracia
Authors: Schweizer, Peter José
Publisher: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v.113, n. 2, p. 36-39
Número padronizado: v. 43, n. 2 (1986)
Issue Date: Jan-1986
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Estado e Sociedade
Abstract: É, hoje em dia, cada vez maior o número de pessoas que perceberam a distância que separa o Brasil real do Brasil formal. O Brasil real e o país da pobreza, dos desempregados, das crianças sem lar e sem escola, das famílias sem terra, seja na cidade ou no campo, do vendedor ambulante, do bicheiro, do favelado, do mocambeiro, das comunidades de base, dos sindicatos, da igreja, do candomblé, da macumba, do samba, do futebol, da exploração, do especulador, do assaltante, do poeta, do estudante, do professor de tantos que tentam sobreviver neste período difícil da nossa história. O Brasil formal é o Brasil do Governo, da Administração Pública Federal, o Brasil visto apenas de Brasília, o Brasil daqueles que definem o País pela sua “renda per capita”, pela grandeza do seu potencial, pelo esplendor do seu futuro, sem nada fazerem pelo presente, daqueles que acreditam que os problemas sociais são resolvidos por sistemas financeiros, daqueles que não conseguem ver o ser humano e falam nos “recursos humanos”, como se pessoas fossem sacos de cimento, ferro, dinheiro ou qualquer outro tipo de “recursos” a comporem um conjunto a ser manipulado ou simplesmente usado.
Keywords: Brasil;  administração pública;  Estado e cidadania;  regionalização;  servidor público;  reforma administrativa
metadata.dc.description.additional: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2691
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1986 RSP ano.43 v.113 n.2 jan_fev p.36-39.pdf198.66 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.