Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2598
Título: Mudar é preciso. Mas também é preciso mudar com método
Autor(es): Drago, Pedro Aníbal
Editor: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (Funcep)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Descrição física: Revista do Serviço Público (RSP), ano 42, vol. 113, n. 1, 52-57 p.
Número padronizado: v. 42, n. 1 (1985)
Data: Nov-1985
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Resumo: No momento em que se discute a Reforma da Administração Pública, para que esta se adapte às necessidades políticas, econômicas e sociais da democracia, ações que são oferecidas, a pesquisa-ação aparece como a mais adequada às peculiaridades do mundo organizacional público brasileiro e ao próprio processo social político e econômico em curso no País. A relação de trabalho cooperativa e participativa que ela propõe com o processo simultâneo de pesquisa e análise, e de mudança organizacional, se adapta mais efetivamente ao contexto brasileiro, sabidamente pouco estudado e, portanto, mal conhecido em termos organizacionais. A quase totalidade das teorias e metodologias de ação organizacional é de origem estrangeira (norte-americana e europeia) e foi insuficientemente testada em nosso ambiente organizacional. Portanto a pesquisa-ação revelou-se um excelente instrumento de intervenção uma vez que permite aos consultores e clientes conhecerem a realidade e ao mesmo tempo atuarem sobre ela (Cadernos FUNDAP , 1981).
Palavras-chave: reforma administrativa;  mudança organizacional;  pesquisa-ação;  ação organizacional;  metodologia
Observações/Notas: ISSN impresso: 00349240
ISSN eletrônico: 23578017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2598
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1985 RSP ano.42 v.113 n.1 nov_dez p.52-57.pdf288,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.